Detran do Hauer completa 20 anos
Posto do Detran no bairro Vila Hauer completa duas décadas de serviços à população. Foto: Pamella Rosa

Detran do Hauer completa 20 anos

Quando iniciou os atendimentos, posto atendia uma média de 47 pessoas por dia. Hoje número chega a quase mil

“Nos últimos cinco anos, o Governo redirecionou atenção para investimentos nos aspectos físicos e profissionais na unidade”  Marcos Traad, diretor-geral do Detran.

“Nos últimos cinco anos, o Governo redirecionou atenção para investimentos nos aspectos físicos e profissionais na unidade” Marcos Traad, diretor-geral do Detran.

O Posto da Vila Hauer do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) completou em janeiro 20 anos de atendimento em Curitiba e para celebrar as duas décadas de atendimento a população realizou uma comemoração com todos os funcionários que fazem parte desta história.

“Em duas décadas de atuação, o bairro e as regiões vizinhas da unidade passaram por uma série de transformações econômicas e sociais. Mas apenas nos últimos cinco anos, o Governo redirecionou atenção para investimentos nos aspectos físicos e profissionais na unidade”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Ele acrescenta que além de os funcionários receberem mais conforto e motivação para jornada profissional, a nova estrutura e as inovações tecnológicas aprimoraram os serviços e trouxeram mais agilidade para o atendimento aos usuários.

Para Ubirajara Schreiber, diretor de gestão de pessoas e desenvolvimento profissional do Detran os postos de atendimentos ampliam e aproximam os serviços do cidadão. “O posto do Hauer foi o primeiro da cidade, após a sede do Tarumã, isso porque a região sul é a mais populosa de Curitiba. É satisfatório ver que essa história completou 20 anos”, disse.

Melhorias

Entre 2012 e 2015, o Detran – por meio da Diretoria de Tecnologia e Desenvolvimento e Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura – investiu R$ 522,9 mil para realizar reparos na unidade. Em 2015, foram aplicados mais R$ 264 mil para que os telhados, portas e janelas fossem reparados, os vidros e pisos trocados e os banheiros se tornassem mais acessíveis para a comunidade. Só no ano passado, o posto que conta com 29 funcionários, realizou uma média de 13.651 processos de habilitação e veículos.

Qualificação

Nos últimos anos, os funcionários da autarquia receberam qualificação para captação biométrica de impressões digitais, assinatura e imagem relacionados aos processos de habilitação a fim de padronizar os procedimentos da atividade.
Uma capacitação de vistoria eletrônica também foi ministrada aos vistoriadores, que aprenderam a usar o aplicativo desenvolvido pelo órgão, que inclui fotos, dados de identificação e observações importantes sobre o veículo.

Outro curso importante foi o de Inspeção e Auditagem que trouxe normas e técnicas que permitem os colaboradores atuarem em averiguações de denúncias de fraudes dentro e fora da instituição.