Paixão pelos bichinhos de estimação é o segredo do sucesso para mercado pet

Paixão pelos bichinhos de estimação é o segredo do sucesso para mercado pet

Crise não abala segmento que cresceu 7,8% no ano passado e movimentou R$ 18 bilhões na economia

Lojas especializadas em produtos para animais de estimação usam a criatividade e o carinho para fidelizar os bichinhos e os donos. Fotos: Raphaella Caçapava

Lojas especializadas em produtos para animais de estimação usam a criatividade e o carinho para fidelizar os bichinhos e os donos. Fotos: Raphaella Caçapava

Eles são companheiros, aninam a casa, compartilham os momentos, tornam os dias mais felizes. São os “paparicados” do pedaço, por isso quem tem um bichinho de estimação não mede esforço para o bem-estar do animal, afinal ele faz parte da família. Quem comemora tanto amor e atenção é o setor de pet shop que, no ano passado, registrou um aumento nas vendas mesmo diante da recessão econômica. Em 2015, o faturamento do setor cresceu 7,8% e movimentou R$ 18 bilhões na economia.

Para as empresas do mercado o atendimento diferenciado e o amor dos donos pelos bichinhos são as peças chaves para o crescimento do setor. “Mesmo em um ano difícil, nós não sentimos a crise chegar. Quem tem um animal de estimação não mede esforços para que ele esteja bem cuidado”, garante Diomar Tamião, gerente do pet shop e canil Snow Dog. Prova disso é que a empresa acaba de inaugurar um novo espaço no Shopping Cidade.

Por isso é preciso conquistar o dono e o pet, claro. “Aqui, por exemplo, todos os nossos profissionais são especializados. Atendemos desde acessórios e produtos alimentares de primeira linha até a clínica veterinária e o canil especializado. A pessoa sente que o bichinho sai satisfeito e isso cria um elo entre nós e o cliente”, destaca.

Aliás, os canis legalizados são outro diferencial nesse segmento. “Infelizmente vemos pessoas cruzando os animais sem nenhum preparo e não levando em conta uma série de cuidados. No Snow Dog atendemos atentamente todas as necessidades do animal, da mamãe ao filhote. Respeitando o ciclo de cruzamentos, fazendo ecografias e, inclusive, assessorando a família que busca um animal, apresentando a melhor raça de acordo com a expectativa criada para que não haja frustrações”, alerta.

Diomar acredita que a nova loja dentro do Shopping busca facilitar a rotina das pessoas, já que muitos pet shops atendem apenas em horário comercial. “Vimos que era preciso ampliar essa praticidade. Às vezes levar o bichinho para uma consulta ou um banho após as 19h é quase impossível, mas esse geralmente é o horário em que as pessoas estão mais livres. Para isso nada melhor do que oferecer tudo que o animal (e o dono) precisa de segunda a segunda até às 22h”, completa.

Mundo pet

O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, com mais de 106 milhões de animais de estimação. Aqui existem mais cachorros de estimação do que crianças. A média é de um bichinho para cada dois brasileiros. O país só fica atrás dos EUA, que tem um animal de estimação por pessoa.

Com esses números o setor tem investido cada vez mais em novidades. Além dos brinquedos, do banho, da tosa, existem sapatinhos para não queimar as patinhas na hora do passeio e protetor solar. Mas o segmento que mais se destaca é o de alimentos, principalmente o de ração, que representa a maior fonte de receita do mercado pet. Em 2014, o pet food foi o mais representativo com 67% de participação, segundo dados divulgados pelo Sebrae/SP.

SERVIÇO
Snow Dog | Shopping Cidade
Av. Mal. Floriano Peixoto, 4984
Hauer – Curitiba – PR
(41) 3779-2233
www.snowdog.com.br