Boqueirão recebe Brasileiro de Canoagem

Boqueirão recebe Brasileiro de Canoagem

Evento reuniu 357 atletas. Equipe que treina no Boqueirão foi destaque conquistando 20 medalhas. Fotos: Divulgação

Evento reuniu 357 atletas. Equipe que treina no Boqueirão foi destaque conquistando 20 medalhas. Fotos: Divulgação

O Parque Náutico, no Boqueirão, foi palco do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016. O evento, que conta com os principais canoístas do país, reuniu 357 atletas de 37 associações e clubes de todo o Brasil. Dentre eles Isaquias Queiroz que conquistou três medalhas nos Jogos Olímpicos 2016 (duas pratas e um bronze) e Caio Ribeiro que conseguiu bronze nos Paralímpicos do Rio.

Disputando em medalhas em casa, a equipe que tem o Parque Náutico como seu quintal fez valer a dedicação diária de treinos. Ao todo os atletas e paratletas conquistaram 12 medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze. A equipe de paracanoagem ainda se consagrou campeã por equipe.

Entre eles, dez atletas fazem parte do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP) de iniciativa do governo do estado e que concede bolsas de incentivo. Participaram desta edição Ana Paula Vergutz, Vagner Júnior Souta, Roberto Maehler e Mari Christina Santilli (paracanoagem), que estiveram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, e Emilly Conrad Schellworth, Marco Antonio Voigt Navarro, Beatriz Renata Vergutz, Vitor Hugo Voigt Navarro, José Agmarino de Jesus Coelho (Zecão) e Vander Rogerio Pereira de Lima.

O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional e classificado como Controle Nacional para competições internacionais e definição das Equipes Permanentes. Tem disputas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.