Destaques
Alunos de escola do Hauer participam de aula com o prefeito Rafael Greca
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Alunos de escola do Hauer participam de aula com o prefeito Rafael Greca

Iniciativa fez parte das ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em celebração a data, prefeito Rafael Greca participa de aula especial com alunos do CEI Tereza Matsumoto, no Hauer. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Em celebração a data, prefeito Rafael Greca participa de aula especial com alunos do CEI Tereza Matsumoto, no Hauer. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Olhinhos atentos e curiosos. A cada pergunta feita os alunos do 3º ano CEI Tereza Matsumoto, no Hauer, respondiam com uma empolgação que animava a biblioteca da escola. O motivo para tanta animação? Uma aula especial com o prefeito de Curitiba, Rafael Grega, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante 30 minutos, Greca leu para as crianças trechos do livro “No Reino de Araucalândia”, de José Alvaro da Silva Carneiro, e falou sobre a diversidade da fauna presente na Mata Atlântica. Os alunos, por outro lado, relatavam suas experiências e faziam perguntas ao prefeito, que fez questão de ressaltar o importante papel dos pequenos cidadãos. “Vocês são os “curitibinhas” da nossa cidade, quero contar com o apoio e a participação de vocês na preservação do nosso meio ambiente”, disse Greca aos alunos.

A escola fica ao lado do Bosque Reinhard Maack, onde inicialmente seria realizada a aula. O clima não colaborou e o local teve que ser transferido, mas nem o mau tempo foi suficiente para desanimar aqueles que trabalham diariamente pela conscientização ambiental dos pequenos. A responsável pelo Programa Linhas do Conhecimento na Regional Boqueirão, Gisele Gumiela, reforça que, embora o Dia Mundial do Meio Ambiente seja um importante momento de reflexão sobre o tema, o trabalho de educação ambiental junto aos alunos é realizado no dia a dia.

“Tudo o que as crianças responderam e falaram com o prefeito já tinha sido trabalhado em sala durante as aulas de educação ambiental. Elas aprendem diariamente o quanto é importante o respeito pela natureza”, afirma.

Linhas do Conhecimento

Programa Linhas do Conhecimento, que voltou a compor o currículo das escolas municipais neste ano, oportuniza aos estudantes o compartilhamento de conhecimentos sobre a cidade e cidadania. Remodelado e com a proposta do “Conhecimento em Linhas”, a iniciativa desenvolve ações em sete linhas diferentes.

Uma dessas vertentes esta ligada a questões ambientais. A Linha Ecológica tem por objetivo tornar os alunos parte do ambiente em que vivem com atividades que possibilitam conhecer importantes pontos da cidade e também da região onde a escola está inserida. “Nós nos preocupamos muito em proporcionar a essas crianças a possibilidade de conhecer o ambiente que existe no entorno das escolas onde elas estudam. As aulas de campo contribuem muito para isso e também para assimilação de tudo o que é dito durantes as aulas em sala”, explica Gisele.

Além da Linha Ecológica, o Programa Linhas do Conhecimento é composto pela Linha da Vida, que explora temas ligados à área da saúde; Linha do Cuidado, relativa à defesa social; Linha do Urbanismo, do planejamento urbano; Linha do Movimento, com temas relacionados ao esporte e lazer, e a Linha do Turismo.