Destaques
Grupo de Escoteiro Pindorama participa do projeto Comunidade Escola 2017
Crianças do programa Comunidade Escola durante atividades de escotismo. Foto: Divulgação

Grupo de Escoteiro Pindorama participa do projeto Comunidade Escola 2017

Atividades foram desenvolvidas no CEI David Carneiro, no bairro Xaxim

A participação da população no ambiente escolar é fundamental para a construção de uma sociedade mais forte e ativa. O Comunidade Escola trabalha justamente para fortalecer este vínculo entre a população e as escolas. O programa, que é uma inciativa da Prefeitura de Curitiba, mantém as escolas da rede municipal de ensino abertas aos finais de semana com atividades socioeducativas gratuitas desenvolvidas nas salas de aula, quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios de informática.

Recentemente foi dado o ponta pé inicial para as atividades deste ano nas escolas Vila Torres, no Rebouças, e CEI David Carneiro, no Xaxim, que contou com uma participação pra lá de especial. O Grupo Escoteiro Pindorama desenvolveu junto as crianças e jovens atividades com propostas de cuidado com o meio ambiente e de respeito ao próximo.

Para o chefe do grupo, que há 33 anos tem sede fixa na região do Hauer, João Roberto Duarte, a filosofia trabalhada no escotismo ajuda no desenvolvimento desses pequenos cidadãos. “Durante nossos encontros incentivamos a cooperação local e participação deles na construção da sociedade”, afirma.

Duarte explica que essas importantes lições são aprendidas em atividades aparentemente simples. “Eles aprenderam várias técnicas que usamos para montar barracas, toldos e jogos que desenvolvem a parte física, o intelectual, o respeito à regra e cooperação e integração entre todos”, diz.