Destaques
Regional Boqueirão terá revitalização da Bley Zorning e do Terminal do Hauer
Ilustração do IPPUC apresenta projeto de revitalização da Bley Zorning. Imagem: IPPUC

Regional Boqueirão terá revitalização da Bley Zorning e do Terminal do Hauer

Obras de pavimentação e manutenção urbana também continuarão a ser realizadas ao longo de todo ano

Os quatro bairros da Regional Boqueirão, Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão concentram mais de 200 mil moradores. Em 2017 várias demandas foram atendidas pela Prefeitura e neste ano o trabalho seguirá intenso na região.

A manutenção urbana, com obras de roçada, limpeza e melhorias viárias serão a tônica dos trabalhos ao longo de 2018. “Nos quatro bairros atendidos pela regional o asfalto novo estará presente em várias ruas”, explicou o administrador Regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

“Hoje são 400 quilômetros de ruas nos quatro bairros da Regional e mais da metade ainda precisa ser arrumado ou reformado e é isso que vamos fazer. A ideia do prefeito, em parceria com o Governo do Estado é melhorar a malha viária da cidade e a Regional do Boqueirão não ficará de fora”, completou Dias.
Além das obras viárias, o Terminal do Hauer também será revitalizado, fato que vai trazer mais segurança e comodidade aos milhares de usuários e passam por ali todos os dias.

A Rua Bley Zorning, onde está concentrado o polo têxtil, também recebeu uma proposta de revitalização. O projeto prevê a melhoria de seis quadras entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Carlos Essenfelder, com ênfase para arborização e mobilidade, além de implantação de um largo elevado no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora da Paz.

Balanço

No primeiro ano de gestão do prefeito Rafael Greca a população foi ouvida e foi a partir daí que as obras começaram. “A população compareceu em massa e nos ajudou a resolver problemas antigos dos bairros atendidos pela Regional Boqueirão. Através do Programa Fala Curitiba ouvimos os moradores, visitamos os locais e diminuímos as demandas dos moradores”, disse o administrador regional.

A limpeza de terrenos e de vias públicas também foi intensificada em 2017, principalmente no Alto Boqueirão, na Vila Pantanal, uma das regiões mais carentes da cidade. No lugar de um depósito de lixo foi construído um centro de esportes com quadras de vôlei, futebol e um playground. Na Vila Pantanal também já está em desenvolvimento o projeto de criação de uma grande horta comunitária que vai ajudar os moradores e alimentar mais de 50 famílias.

Manutenção urbana

As obras viárias de 2017 começaram pela revitalização do pavimento de 2.200 metros da Rua Hipólito da Costa entre as ruas Catarina Gabardo e Anne Frank, no Boqueirão. Também foi feita a revitalização do asfalto de 1.100 metros da Rua Raggi Izar entre Rua Evaristo da Veiga e Cel. Luiz José dos Santos.

No Hauer a manutenção e recuperação do Bosque Reinhard Maack foi concluída e a macrodrenagem do Rio Pinheirinho também foi fundamental para diminuir os riscos de alagamentos na região.

A Rua da Cidadania da Regional também foi passarela para o Boqueirão Fashion Day. O evento apresentou, com 42 modelos, criações de alunos de design de moda do Centro Europeu e estilistas do bairro. O desfile ainda teve apoio de 30 empresários do ramo têxtil. Eles atuam na Rua Bley Zorning e seu entorno, polo que reúne lojas e distribuidoras de tecido e roupas prontas, aviamento e maquinário, malharias, tecelagens e estamparias.