Após anos de solicitação, Praça Santa Rita vai ganhar nova iluminação
Prefeitura de Curitiba atende demanda da população e abre licitação para novo sistema de iluminação na Praça Santa Rita.

Após anos de solicitação, Praça Santa Rita vai ganhar nova iluminação

Novo sistema deve proporcionar mais segurança, bem estar e melhor uso do espaço para as práticas esportivas e de lazer no período noturno

Não foram poucos os pedidos de melhoria na iluminação feito pelos moradores do entorno da Praça Santa Rita, no bairro Hauer, em Curitiba. Às reclamações estão abertas na Prefeitura há pelo menos três anos, mas parece que a insistência da população surtiu efeito. A administração municipal liberou neste mês a licitação para implantar um novo sistema de iluminação pública. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2018.

Novo Sistema

Atualmente a Praça Santa Rita contém áreas amplas e pouco arborizadas, pistas de caminhada com presença de árvores e quadras esportivas. Para cada um destes cenários uma solução de iluminação distinta foi projetada. As informações são de Tony Lincoln Malheiros, Diretor de Iluminação Pública de Curitiba.
Áreas amplas: a iluminação das áreas amplas e pouco arborizadas será feita com “pétalas” de 10m de altura útil. Ao todo seis “pétalas” deverão proporcionar um nível de iluminamento médio. As luminárias serão de LED.

Iluminação de calçadas e pistas de caminhada: como boa parte dos trechos de calçadas e pistas de caminhada apresentam arborização intensa, a solução adotada foi de iluminação decorativa com postes de 5m de altura útil. Com exceção do trecho de calçada da Rua Júlio César Ribeiro de Souza, cuja iluminação será feita por luminárias instaladas nos postes da Copel. As partes da pista de caminhada que circundam a praça e que serão atendidas por luminárias decorativas LED terão um nível de iluminamento médio.

Cancha de futebol de areia: A cancha de futebol de areia possui 50m de comprimento e 27m de largura e, atualmente, não possui iluminação para a prática esportiva noturna. O novo sistema de iluminação vai proporcionar um nível de iluminamento médio mínimo de 100 lux e uniformidade de 0,50. Esses níveis atendem os requisitos mínimo de iluminação para quadras esportivas externas de uso recreativo. Serão instalados seis postes, com quatro projetores em cada, totalizando 24 projetores de “luz branca”. Os ajustes dos equipamentos serão feitos durante a noite para evitar ofuscação dos usuários.

Quadra poliesportiva de asfalto: a quadra tem 20m de largura e 34m de comprimento e é cercada de alambrado. Ela é utilizada para jogos recreativos durante o início da noite até as 22h. O novo sistema de iluminação da quadra visa um nível de iluminamento médio de 100 luz e uniformidade de 0,50. Estes níveis atendem aos requisitos mínimos de iluminação para quadras esportivas externas de uso recreativo. Serão instalados quatro postes e três projetores por poste, totalizando 12 projetores vapor metálico.

Para Tony, a melhoria da iluminação será significativa para a comunidade. “Os ganhos de uma obra como esta vão do lazer a segurança e trazem benefícios para todos”. Após a finalização da licitação as obras devem ser concluídas em 30 dias.

Sobre editor