A história de amor que ajudou o Boqueirão a crescer
Bodas de diamante: Maria e Jacob completam 60 anos de casados em 2018.

A história de amor que ajudou o Boqueirão a crescer

Casal fundador dos Supermercados Jacomar celebra 60 anos de união no amor e nos negócios

O ano era 1958 e o mundo bem diferente do atual, inclusive geograficamente, já que em tempos da Guerra Fria, a Europa estava dividida entre leste e oeste e duas Alemanhas estavam separadas há menos de uma década. Em Cuba, as forças de Fidel Castro e Ernesto ‘Che’ Guevara conquistavam território e iniciavam ataques na capital Havana, que terminaria com a deposição de Fulgencio Batista no primeiro dia de 1959. Foi também em 1958 que o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo.

Neste mesmo ano Jacob Pankratz Filho (87) e Maria Pankratz (84) se casaram. Apesar de terem nascido na mesma cidade, em Ibirama, no Estado de Santa Catarina, a história do casal começou no Boqueirão. “Nos conhecemos por participarmos da mesma comunidade, a dos Menonitas”, lembra Jacob.

O que poderia ter sido um empecilho para o encontro do dois foi justamente o que os uniu: a mudança para Curitiba. As duas famílias vieram para a região em busca de uma vida melhor em meados dos anos 30 quando os dois ainda eram pequenos. “A comunidade adquiriu um terreno no Boqueirão, pois era uma área promissora e várias famílias se instalaram aqui”, explica o casal. E foi assim, saindo da mesma cidade para se encontrar em um bairro da capital paranaense que o destino começou a escrever essa história de amor.

Oito anos após o casamento e já com alguns filhos, as oportunidades para os negócios também foram aparecendo. “Vimos uma mercearia à venda na esquina da rua onde morávamos e pensamos na possibilidade de começar um comércio”, relembram.

O amor entre os dois jovens do interior de Santa Catarina rendeu muitos frutos – ao todo tiveram oito filhos, 20 netos e nove bisnetos (até o momento) – e um legado para o Boqueirão. O negócio prosperou e expandiu tanto que hoje se tornou em um dos supermercados mais tradicionais da capital paranaense: o Jacomar, que possui atualmente 12 lojas e aproximadamente 1700 colaboradores.

No ano que completam Bodas de Diamante pelos 60 anos de casamento a admiração mútua persiste como pedra fundamental entre o casal. “O que mais admiro na Maria é sua dedicação à família e ao trabalho”, diz Jacob. Já para Maria, Jacob é sinônimo de persistência por não desistir nas dificuldades e por ser parceiro.

Ao olhar para trás Jacob e Maria não podiam imaginar aonde iriam chegar. Mas o segredo para um casamento tão duradouro e realizador eles não escondem: a perseverança. “Não podemos abrir mão do relacionamento por desavenças do dia a dia; precisamos buscar resolver os conflitos antes do fim de cada dia”, contam.

Sobre editor