Uma Marechal Floriano mais iluminada
Avenida Marechal Floriano Peixoto passou por revitalização em toda sua extensão na iluminação pública.

Uma Marechal Floriano mais iluminada

Após a manutenção em toda sua extensão, avenida ganha mais vida e segurança para que os usuários desfrutem de um dos principais endereços da capital.

Durante os primeiros meses do ano de 2018 a Prefeitura de Curitiba concentrou seus esforços na manutenção completa do sistema de Iluminação Pública de toda a extensão da Avenida Marechal Floriano Peixoto – que se inicia na Praça Tiradentes e vai até a divisa do município com São José dos Pinhais. Por toda a via foram realizadas trocas de lâmpadas e equipamentos do sistema viário. “Nesse período foram realizados 103 atendimentos de manutenção em toda a extensão com a substituição de 72 lâmpadas, 04 reatores, 02 relés e 25 conexões”, detalhou Tony Lincoln Malheiros, Diretor de Iluminação Pública do município.

Um trecho específico – entre o Shopping Cidade até São José do Pinhais – também ganhou atenção especial da equipe municipal. Foram repostas aproximadamente 90 luminárias decorativas que são responsáveis pela iluminação das ciclovias e calçadas e haviam sido furtadas e/ou estavam danificadas. “Sabemos que sozinha a iluminação não resolve o problema da segurança, mas ela contribui significativamente para isso”, completa.

Segundo a Prefeitura os furtos geram prejuízos de R$ 100 mil para a iluminação pública da cidade. “As nossas equipes sempre realizam o trabalho devidamente identificadas. Caso perceba alguma movimentação estranha denuncie através dos telefones 156, 153 ou 190”, alerta o diretor.

Iluminação pública

O sistema de iluminação da cidade é composto por 160 mil pontos luminosos, instalados em todas as áreas públicas de Curitiba como praças, jardinetes e ruas e necessitam de manutenção constante. “Desde que assumimos no início de 2017 fizemos um resgate total do sistema, já que 40% da cidade estava apagada. Em pouco mais de um ano reduzimos esse número para 5%, o que está dentro dos padrões aceitáveis quando o assunto é iluminação pública”, destaca.

Outros projetos estão sendo desenvolvidos pela equipe dentre eles a troca da iluminação para o sistema de LED o que reduzirá o consumo de energia, além de melhorar a qualidade da iluminação. “Vamos dar destaque também para a iluminação cênica valorizando prédios e monumentos da cidade. Essas ações ajudam a tornar Curitiba uma cidade mais atrativa, mais segura e mais turística. Atraindo pessoas para as ruas e impulsionando o comércio” finaliza.