Após anos de reivindicações, Parque Náutico começa 2019 revitalizado
Parque Náutico, no Boqueirão, começou 2019 totalmente repaginado. As secretarias de Obras Públicas e do Meio Ambiente fizeram uma série de melhorias no local que é o endereço de esporte e lazer de muitos curitibanos. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Após anos de reivindicações, Parque Náutico começa 2019 revitalizado

Novo asfalto, melhoria na iluminação e espaço circense são algumas das novidades que vão beneficiar a população 

Parque Náutico, no Boqueirão, começa 2019 totalmente repaginado. As secretarias municipais de Obras Públicas e do Meio Ambiente estão fazendo uma série de melhorias no local que é o endereço de esporte e lazer de muitos curitibanos.

As obras foram concluídas a tempo para o lançamento da Operação Verão Curitiba, um mix de atividades de esportes e lazer que a Prefeitura está disponibilizando para a população nos finais de semana. Além do Parque Náutico, as atividades também serão feitas nos parques Barigui, Passaúna e Lago Azul, sempre aos fins de semana.

Para isso, a Secretaria de Obras Públicas (Smop) recuperou o pavimento dos acessos da Avenida Marechal Floriano e por baixo do viaduto da Marechal. Além disso, as equipes estão restaurando o pavimento da pista de caminhada do parque.
A coordenadora de Obras da Smop, Guacira Civolani, explicou que outra benfeitoria importante está sendo feita na iluminação da área de estacionamento e no restante do parque.

Além disso, está sendo finalizada a Praça do Circo, construída na entrada do parque. A área foi criada para receber espetáculos circenses da Fundação Cultural de Curitiba.

O diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, explicou que o “Mirante do Iguaçu” (Torre de Cronometragem) está sendo reformado. Foram feitos reparos também no telhado do abrigo dos barcos, substituição de tábuas e troncos da passarela, sistema de iluminação e troca das chapas metálicas do assoalho.

Conquista histórica

Para o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, a região tem um ganho importante com as benfeitorias do parque. “Nosso parque está ficando lindo, graças ao senso comunitário do prefeito Rafael Greca, que quer melhorar cada vez mais os espaços de esportes e lazer nos bairros”, disse. A Regional Boqueirão abrange os bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim.

O Parque Náutico ocupa uma área aproximada de 2.300.000 metros quadrados, destinados a esportes náuticos não poluentes (remo, vela e canoagem), e é dotado de equipamentos como sede administrativa, cais/ancoradouro, garagem de barcos, sanitários, mirante, raias, arquibancada lateral, torre de cronometragem para canoagem e canal intercavas. O local integra o complexo Parque do Iguaçu/Zoológico que tem 14 quilômetros de extensão.