A arte da fotografia levada para dentro da escola
Alunos do Colégio Erasto Gaertner têm vivência diferenciada no campo da fotografia. Fotos: Melvin Quaresma

A arte da fotografia levada para dentro da escola

Colégio Erasto Gaertner, no Boqueirão, promove atividade para eternizar momentos

Melvin Quaresma trabalha  com uma fotografia mais autoral e é movido para contar histórias.

Melvin Quaresma trabalha com uma fotografia mais autoral e é movido para contar histórias.

Uma câmera instantânea e muitas descobertas. Assim foi a atividade desenvolvida no Colégio Erasto Gaertner pelo fotógrafo Melvin Quaresma. “Iniciativas como esta são importantes porque a fotografia tem o nobre poder de eternizar momentos, guardar saudades e sensibilizar. E os alunos puderam vivenciar na prática esses sentimentos que são ricos para toda vida. Fotografar esses jovens desta forma foi uma experiência completamente nova pra mim. Amei ver as crianças ansiosas pela revelação da foto e a reação em ver a fotografia tomando forma no papel”, conta o fotógrafo.

O objetivo da ação foi eternizar momentos do Colégio e criar um espaço de contemplação para os alunos, funcionários e professores. “Tentamos incluir todas as séries e o máximo de alunos possível. Conseguimos incluir desde os pequenos até os mais velhos, do terceirão”, completa.

Os alunos participaram de todas as etapas, desde a produção das fotos até a exposição das imagens. “As crianças faziam fila para aparecer nas fotos e agora ficam procurando as imagens no mural. Essa participação dos personagens das fotografias em todo o processo me encanta”, destaca ele.

A relação de Melvin com esse público tem muita sintonia. Foi por volta dos 13 anos que passou se interessar com mais intensidade pela fotografia. Hoje, com 24 anos, atua numa linha mais autoral e ainda mantém essa ligação com a infância e adolescência. “Fotografo muitas crianças e jovens porque minha fotografia tem muita relação com o sentimento de saudade e esse período da vida é realmente muito importante para existência do meu fotografar”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS: