Regional Boqueirão é maior  que muita cidade do Paraná
Foto: Guilherme Luchini/SMCS

Regional Boqueirão é maior que muita cidade do Paraná

opulação das regionais de Curitiba supera a da maioria das cidades do Estado

A palavra Boqueirão tem diversos significados relacionados a “covão”, “grande boca”, podendo ser também a “abertura de um canal”, “rua que dá para o rio” ou até mesmo uma “quebrada entre montes”. Não se sabe, ao certo, qual destes significados foi o mais usual para determinar o nome de uma fazenda que estava localizada muito longe do centro da velha Curitiba do século XIX. Fato é que passado mais de 160 dos primeiros registros da região, o local se desenvolveu tanto a ponto de circular entre os maiores bairros de Curitiba e possuir uma vida bem independente do centro da cidade.

Prova deste crescimento é que Regional que leva o nome do bairro está entre os dez maiores municípios do Estado se comparado o número de habitantes. Em volume de gente, a Regional Boqueirão tem 197.436 moradores – a maior parte deles concentrado no bairro Boqueirão -, mais que as cidades de Guarapuava, a nona maior do Paraná em população, com 180.364 habitantes; Paranaguá (décima maior, com 152.975 habitantes); e as vizinhas Araucária (137.452) e Pinhais (129.445). O número representa 11,3% dos moradores de toda Curitiba. Estima-se que em 2030 a população da Regional atinja a marca dos 213 mil moradores.

Atividade econômica

Atividade econômica

A Regional Boqueirão possui mais de 26,5 mil estabelecimentos comerciais formais, o que representa 10,7% do total de Curitiba, sendo a quarta maior Regional em número de estabelecimentos. O comércio é o setor que tem a maior representatividade participando com 46% e a atividade econômica que tem a maior expressão é o comércio varejista, que por si só representa 31% do total das atividades econômicas. O setor serviços representa 35% e a indústria 19%.

Rua da Cidadania

Rua da Cidadania

Para melhorar o atendimento à população da região, o Boqueirão conta com a Rua da Cidadania. Atualmente, a Administração Regional funciona na Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, no Boqueirão. No espaço a população conta com diversos serviços da Prefeitura como: Fundação Cultural, Fundação da Ação Social, Conselho Tutelar, Liceu de Ofícios, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria de Trânsito, Urbanização de Curitiba, Secretaria Municipal de Abastecimento, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria do Trabalho e Emprego, Secretaria Municipal do Urbanismo, Companhia de Habitação Popular, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agência Curitiba, Secretária Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Bombeiros, Insitituto de Identificação do Paraná, Sanepar e Copel.

Administração

Administração

O administrador Regional Boqueirão é Ricardo Alexandre Dias. Atendimento: 3313-5502 / arboqueiraosgm@sgm.curitiba.pr.gov.br