A voz e a vez dos moradores da Regional Boqueirão

A voz e a vez dos moradores da Regional Boqueirão

Fala Curitiba 2019 recebe as prioridades dos cidadãos de forma online e também presencial

O programa de consultas públicas municipal Fala Curitiba já recebe as prioridades da população para compor a proposta do orçamento da cidade para 2020. Qualquer cidadão de Curitiba e região metropolitana pode apontar até cinco prioridades para cada uma das 10 regionais da cidade de forma simples, intuitiva e on-line pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br.

Além disso, do dia 1º de abril a 9 de agosto serão realizadas as reuniões nos bairros, como já feito nas edições anteriores do programa. Nos encontros, a população pode apresentar as propostas para a sua região e as demandas que consideram prioritárias. Ambas as participações, on-line e presencial, serão somadas para a eleição das 50 prioridades eleitas para a cidade, que irão compor a proposta de orçamento municipal em 2020.

O sistema de apontamento de prioridades foi incorporado ao site por se tratar de um pedido recorrente da população que muitas vezes não pode estar presente nas mais de 70 reuniões feitas nos bairros de Curitiba.

“Recebemos essa demanda da população, analisamos, viabilizamos e incorporamos esse portal on-line ao programa Fala Curitiba para facilitar a participação, especialmente daquelas pessoas que não podem estar presentes nas reuniões nos bairros”, explicou Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão gestor do programa.

Utilizando a tecnologia do design responsivo, que se adapta as mais diversas plataformas, pode ser acessado de qualquer dispositivo, sem a necessidade de ser instalado, o que facilita a navegação e economiza memória nos dispositivos, como celulares, por exemplo.

Orçamento participativo

Além da participação on-line pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, as reuniões presenciais nas Administrações Regionais serão realizadas na fase final de cada processo – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). A primeira em abril, vai elencar os temas que serão privilegiados no orçamento de 2020. E, em agosto, a LOA definirá as 50 prioridades que serão eleitas para incluir no orçamento da Prefeitura.

No Boqueirão o encontro está marcado para os dias 5 de abril às 19h, na Rua da Cidadania.

Ouvindo os moradores

As reuniões nos bairros terão um calendário amplo, com encontros descentralizados atingindo os 75 bairros de Curitiba. Na Regional, os encontros já têm data marcada para acontecer.

7 de maio | Hauer: Auditório II da Rua da Cidadania. Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430.
21 de maio | Xaxim: ESIC Business & Marketing School. Rua Padre Dehon, 814.
4 de junho | Boqueirão: Auditório II da Rua da Cidadania. Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430.
18 de junho | Alto Boqueirão: Escola Municipal Professora Sophia Gaertner Roslindo. Rua Expedicionário Estanislau Wojcik, 82.