Conferência convoca comunidade para debater pontos estratégicos do SUS

Participação popular garante que sejam criadas diretrizes que atendam as necessidades reais da população local

A etapa distrital do Boqueirão acontecerá no dia 29 de junho (sábado), às 8h, na ESIC Business & Marketing School Internacional, no Hauer.

A etapa distrital do Boqueirão acontecerá no dia 29 de junho (sábado), às 8h, na ESIC Business & Marketing School Internacional, no Hauer.

Criada em 1991 para incluir os usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores das Unidades de Saúde nos debates acerca dos temas da área, a Conferência Municipal da Saúde chega em sua 14ª edição. “O encontro é realizado de quatro em quatro anos. Nestes 28 anos de história muito se foi debatido sobre como atuar para combater os principais problemas de saúde no município e também no Brasil”, explica Deisi Tortelli, Supervisora do Distrito Sanitário do Boqueirão.

Entendendo que a comunidade envolvida é a maior conhecedora das dificuldades locais a Conferência vai além de abrir espaço para o diálogo e constrói com os participantes diretrizes que serão apresentadas para a Política Local de Saúde. “A participação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um direito garantido previsto na Constituição, por isso a importância de divulgarmos esses encontros”, destaca.

Como funciona na prática

A cada quatro anos os mais variados segmentos da comunidade – Associação de Moradores, Conselho de Segurança, dentre outros – são convocados a participarem da Conferência da Saúde que acontece em cada um dos 111 postos da cidade. Para participar é necessário ir até a Unidade de Saúde da sua região e efetuar o cadastro para o evento. As pessoas credenciadas como delegados passam a ter direito a voz e a voto e os convidados e observadores direito apenas a se manifestar. O tema central deste ano é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Os eventos acontecem por níveis: distrital, municipal, estadual e federal. As propostas vão sendo apresentadas e as aprovados são encaminhadas para as fases seguintes.

Outra forma de participação

Também é possível participar mais ativamente por meio do Conselho Local de Saúde que funciona de forma permanente em cada Unidade de Saúde. O conselho é composto em 50% por usuários do posto (comunidade em geral); 25% profissionais da saúde/trabalhadores da Unidade de Saúde; 12,5% representantes do Governo e 12,5% prestadores de serviço na área da saúde. Cabe ao conselho tomar decisões que visem a melhoria dos serviços de saúde, criando estratégias, controlando os processos e fiscalizando os serviços ofertados.

Ainda é possível apresentar problemas e soluções nos encontros semanais da Regional. As reuniões do Distrito Sanitário do Boqueirão acontecem toda última quinta-feira do mês, às 14h, na Rua da Cidadania.