Skate na Praça atrai dezenas de praticantes da modalidade

Skate na Praça atrai dezenas de praticantes da modalidade

Iniciativa vai além da prática esportiva e fomenta hábitos saudáveis, a relação social e o cuidado com o meio ambiente

Fomentar a prática saudável do esporte e oferecer um espaço apropriado para os treinos e lazer, são alguns dos objetivos do projeto Skate na Praça. A iniciativa da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Regional Boqueirão e população tem como ponto de encontro a Praça dos Menonitas, no bairro Hauer. “A praça foi escolhido por ser a maior, a mais bonita e, principalmente, por contar com a segurança de um módulo policial”, explica Elisabete Andrade Villalba, mais conhecida por Betinha, idealizadora e responsável pela iniciativa com a prefeitura.

Durante os encontros os participantes, skatistas amadores e alguns profissionais, se reúnem para treinar as manobras na modalidade street. O projeto – que não tem restrição de idade – é aberto para toda a comunidade e qualquer interessado pelo esporte pode participar, é preciso apenas levar apenas seu skate. “Não damos aulas. Mas oferecemos um momento especial de lazer. Aproveitamos o momento para orientar os participantes a desenvolverem hábitos saudáveis relacionados à segurança, meio ambiente, troca de conhecimento das técnicas das manobras, interação social e a preservação dos valores éticos” completa ela.

Um projeto com muitas parcerias

Betinha é uma apaixonada pelo esporte e sua paixão gerou Bliza Skate Shop, uma loja especializada no segmento. Percebendo que poderia ultrapassar as paredes do comércio e levar o esporte para mais pessoas ela aproveitou a evolução do cenário skatista e em 2014 realizou os Games of Skate. Daí em diante não parou mais e propôs uma parceria com a Prefeitura de Curitiba para mobilizar os amantes do skate. “Nossa loja disponibiliza os obstáculos para que sejam realizadas as manobras e, junto com os skatistas, coordena os games. Cabe a Smelj liberar o espaço para a prática e viabilizar toda organização geral dos eventos, levando ao sucesso dessa parceria”, comenta.

Para ela o futuro do Brasil no skate é promissor. “Ainda não é possível fazer uma análise sobre os avanços do skate com o novo status de esporte olímpico. Mas tenho certeza que o país será uma potência e o skate será mais respeitado, consequentemente também poderá continuar melhorando a vida de muitas pessoas. Minha missão é desenvolver projetos que fomentem o crescimento do skate e incentivem a formação de novos talentos. Para mim skate representa amizade, felicidade, amor ao próximo”, finaliza.

SERVIÇO:

Skate na Praça
Centro de Esporte e Lazer Menonitas | Praça Menonitas
Rua Paulo Setubal, s/n, Hauer. Dias: terças e sextas-feiras
Horários: das 16h até 20h