Boqueirão Fashion Day emociona ao apresentar moda inclusiva

Boqueirão Fashion Day emociona ao apresentar moda inclusiva

Evento criado para estimular o comércio e a economia criativa da região, que tem um dos principais polos têxteis do Estado, inovou e trouxe às passarelas modelos cadeirantes

A terceira edição do Boqueirão Fashion Day emocionou a plateia com o foco voltado para a moda inclusiva. O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba para estimular o comércio e a economia criativa da região, que tem um dos principais polos têxteis do Estado.

A coleção da moda funcional foi criada pela estilista e professora do Senai-PR Bruna Brogin, destaque do Prêmio Viva Inclusão 2018, promovido Prefeitura para divulgar boas práticas e serviços voltados à pessoa com deficiência.

Ela levou para a passarela cinco pessoas com deficiências que usaram peças personalizadas, mais confortáveis e funcionais. A cadeirante Bárbara Gabriela Costa desfilou pela primeira vez. “Achei interessante incluir mais esse grupo. É bem legal saber que alguém se importa com isso”, comemorou.

Para eles a estilista Bruna criou roupas com vários bolsos, facilitando o acesso e a separação correta de cartões, documentos e dinheiro, um porta-bengala e a identificação com códigos de cores.

Homenagem à cidade

O desfile também teve temáticas que homenagearam Curitiba, inspirados na coleção de acessórios “Curitiba, sua Linda”, produzida por alunos e professores do curso de Design de Moda do Centro Europeu.

A coleção, com um total de 30 peças, mostrou pinhões, araucárias, ipês e bougainvilles inspirados em desenhos da artista plástica Denise Roman.

Medieval contemporâneo

Uma parte dos 25 modelos apresentados por alunos e professores do Senai-PR buscou referências na moda medieval, dando origem a looks que eles classificam como “medieval contemporâneo”.

Inéditas, as peças foram criadas a partir de um estudo desenvolvido por um dos integrantes da equipe. Com os esboços na mão, a equipe foi até às lojas da Rua Bley Zornig em busca dos tecidos e, em um mês, estavam com a peças confeccionadas.

Uma outra parte da coleção é dedicada a Curitiba. Cores e linhas de elementos da paisagem urbana, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e as estações-tubo estão presentes nos modelos.

João Gilberto na trilha sonora

O Boqueirão Fashion Day também teve trilha sonora especial. O DJ André Gentil recepcionou o público com uma seleção musical que homenageia a Bossa Nova e mais especificamente o cantor e compositor João Gilberto, falecido recentemente.

Grandes clássicos e novas versões nas vozes de Bebel Gilberto, Frank Sinatra, Tom Jobim, Julie London, Sergio Mendes, Elis Regina e Caetano Veloso, entre outros, compuseram o clima informal do pré-desfile.

Para o desfile, o DJ criou uma trilha jovem e contemporânea que combinou com os looks apresentados na passarela. As músicas seguiram o briefing proposto pelos produtores e marcas participantes e, acompanhando as propostas fashion, passaram pelos estilos “Soulful House” e “Nu Disco”.

Parcerias

O evento teve a parceria do Sindicato de Modelos do Paraná (Simm-PR), Centro Europeu, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR) e apoio de lojistas da Rua Dr. Bley Zorning (ACR, Fortex Malhas e Tecidos, Inova Textil, Kolifio, Kolimalhas, Mega Textil, Souza Tecidos).